Notícias da CODECA

Programa Troca Solidária completa 7 anos


Mais de 113 mil famílias já foram beneficiadas




O Programa Troca Solidária comemora sete anos de atividades nesta segunda-feira (20.06). O Troca Solidária consiste na troca de 4Kg de resíduos seletivos por 1Kg de alimento. Os resíduos recolhidos são destinados às associações de recicladores conveniados ao Município. O programa é uma iniciativa da Prefeitura de Caxias do Sul, desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento (CODECA), em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) e a Fundação de Assistência Social (FAS). O caminhão do Troca Solidária visita oito regiões a cada semana, sempre aos sábados. Atualmente, 16 regiões são atendidas, abrangendo 33 bairros.

De acordo com o diretor-presidente da CODECA, Paulo Ballardin, o Programa Troca Solidária foi criado para estimular moradores de regiões do Município onde é difícil o acesso dos caminhões da coleta, a separar e destinar corretamente os resíduos recicláveis. "Através do programa foi possível estimular a organização e a limpeza nos bairros considerados de risco e em vulnerabilidade social. A iniciativa ajuda a preservar o meio ambiente e, desde a sua implementação, já beneficiou cerca de 113 mil famílias, colocando à mesa um complemento alimentar de qualidade. Assim, já são 1 mil toneladas de alimentos em troca de 4 mil toneladas de resíduos", afirmou.

Ainda de acordo com Paulo Balladri, "o Troca Solidária tem recebido a aprovação total da comunidade nestes últimos sete anos, bem como de vários segmentos em âmbito regional e nacional.  Através desta iniciativa, todos saem ganhando: o meio ambiente, as famílias, as associações de recicladores e os agricultores locais. A implantação de soluções ecoeficientes nos fazem avançar em direção ao desenvolvimento local sustentável através de práticas que estimulem a solidariedade, a reciprocidade, a inclusão social, redução de impactos ambientais e com isso garante a qualidade de vida para a população”, destacou.

A ação visa também proporcionar aos agricultores da Serra Gaúcha a comercialização de seus produtos e, por sua vez, as associações de recicladores da cidade que recebem esses resíduos seletivos. Além desta cadeia de beneficiados, o Programa promove proteção ambiental, pois o material recolhido deixa de ser depositado de forma inadequada em terrenos baldios e arroios do Município.




Programa Troca Solidária:

Implantado em 20 de junho de 2009, o Troca Solidária tem correspondido às expectativas iniciais como um dos mais inovadores programas de cunho socioambiental lançados na região. O Troca Solidária recebeu no ano de 2011 o Certificado de Reconhecimento na 10ª edição do Prêmio Gestor Público, promovido pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do RS (Sindifisco) e pela Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do Rio Grande do Sul (Afisvec). O Prêmio Gestor Público tem o objetivo de incentivar a melhoria da administração das prefeituras, estimular iniciativas inovadoras e destacar programas municipais que apresentem resultados positivos às comunidades.
Galeria de Fotos
logo da prefeitura