Sobre a Coleta Mecanizada


Coleta Mecanizada


PRIMEIRA FASE – AGOSTO DE 2007


O sistema de coleta mecanizada de resíduo orgânico e seletivo foi implantado pela Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (CODECA) no dia 3 de agosto de 2007. Foram disponibilizados nas ruas centrais 500 contêineres verdes para lixo orgânico e 500 amarelos para os resíduos seletivos. A aprovação da população foi grande: 83,2% elogiaram a mudança, segundo a enquete publicada na imprensa no dia 10 de agosto (uma semana após o início do processo). As primeiras ruas que receberam os equipamentos foram Duque de Caxias, Moreira César, Ernesto Alves e Vinte de Setembro. O sistema se consolidou e gerou aumento de mais de 100% no volume de resíduos seletivos coletados na região central.

Para mudar a coleta, a CODECA realizou um amplo estudo sobre o novo sistema, até então implantado por cidades como Roma (Itália), Barcelona (Espanha), Edimburgo (Escócia), Paris (França), Antuérpia (Bélgica), Santiago, Viña Del Mar (Chile), Montevidéu (Uruguai) e Caracas (Venezuela). Após a decisão de que a inovação era viável, funcionários da empresa passaram semanas definindo a área e a colocação exata de cada um dos 502 contêineres.

Na primeira fase, foram colocados contêineres em 270 quadras do quadrilátero central, e também nas ruas Moreira César e Duque de Caxias. A área escolhida conta com cerca de 80 mil moradores, fora a população flutuante (pessoas que trabalham ou se deslocam ao Centro), de até 250 mil pessoas, abrangendo 16% da população do município. Alguns ajustes, como o ponto exato dos contêineres, foram realizados nos meses seguintes à implantação do sistema.

SEGUNDA FASE – ABRIL DE 2008

Ao todo, mais 800 contêineres – 400 verdes, para lixo orgânico, e 400 amarelos, para os resíduos recicláveis – foram instalados em 184 ruas, que abrangeram 336 quadras, em bairros adjacentes à área central já contemplada com o sistema. Alguns pontos específicos da área já conteinerizada também ganharam um acréscimo de mais de 30 contêineres verdes para melhor atender à demanda.

Nesta ampliação, mais de 400 contêineres foram posicionados em ruas dos bairros Marechal Floriano, Pio X, Lourdes, Rio Branco, Panazzolo, Cruzeiro, Sagrada Família, Medianeira, Jardelino Ramos e Cristo Redentor. A ampliação da coleta mecanizada de resíduos orgânicos e seletivos, com um custo mensal de 62 mil reais, gerou a necessidade de uma reestruturação da logística da coleta, com o aumento do número de roteiros para oito, sendo sete intercalados e um diário.

Caxias do Sul passou a contar com cerca de mil contêineres para lixo orgânico e mil para os resíduos seletivos, abrangendo mais 28% da população do nosso município.

A implantação da coleta mecanizada do lixo orgânico custava, mensalmente, 167 mil reais para a CODECA - 105 mil reais referentes à primeira fase e 62 mil reais à segunda etapa. O valor se refere ao aluguel dos contêineres e dos quatro caminhões (três de coleta e um para a lavagem dos contêineres). Com a inovação, os caminhões manuais e os coletores que operavam na área central foram reaproveitados para melhorar o recolhimento de lixo nos outros bairros.


TERCEIRA FASE – MAIO DE 2010


Uma terceira etapa de expansão aconteceu em maio de 2010, foram mais 400 contêineres para o descarte do lixo orgânico e mais 400 para os resíduos seletivos. Atualmente existem 2,8 mil contêineres instalados (1,4 mil verdes/lixo orgânico e 1,4 mil amarelos/ resíduo seletivo). O sistema abrange cerca de 900 quadras na área central e diversos bairros adjacentes e 33% da população de Caxias do Sul. Neste ano, acaba o sistema de contêineres alugados e passam a ser patrimônio público, ou seja, foram comprados pela Administração Pública.


QUARTA FASE – SETEMBRO DE 2012

A partir da implantação desta fase de conteinerização, a cidade passa a contar com cerca de 2 mil pares de contêineres para lixo orgânico e seletivo. No total, são mais de 1.340 quadras contempladas, alcançando uma população de 205 mil pessoas, representando 45% da população. A quarta fase está contemplando mais dez bairros com coleta mecanizada, são eles: Panazzolo, Bela Vista, Cruzeiro, Sagrada Família, Jardim América, 1° de Maio/Jardelino Ramos, Universitário/Madureira, São Leopoldo, Colina Sorriso e Parte do Jardim Itália.

A coleta mecanizada de lixo trouxe uma série de benefícios à população, com o sistema, a cidade ficou mais limpa, reduzindo problemas com lixo espalhado nas ruas e com alagamentos na cidade, provocados pelo entupimento de bueiros e bocas de lobo, mau cheiro e evita a ação de animais e proliferação de insetos.


logo da prefeitura