Troca Solidária



O Troca Solidária é uma iniciativa da Prefeitura, operacionalizada pela Codeca em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) e a Fundação de Assistência Social (FAS). O programa foi implantado em 20 de junho de 2009. 

O Troca Solidária garante que pessoas possam trocar 4 kg de resíduo seletivo por 1kg de alimento (hortifrutigranjeiros), de produtores locais. A ação, além de ajudar a cuidar da limpeza da cidade, oferece um complemento alimentar de qualidade. 

O caminhão do Troca Solidária atendia 16 regiões a cada semana. Realizado sempre aos sábados, em julho de 2017 foi transferido para as quintas-feiras. Em janeiro de 2018, mais oito bairros foram beneficiados com o programa.

Depois de uma pausa de dois anos, o programa foi novamente retomado em 2021, por determinação do Prefeito Adiló Didomenico. Atualmente acontece aos sábados e beneficia 29 bairros/loteamentos. Apenas neste ano, foram trocados 240 mil quilos de resíduos por 61 mil quilos de alimentos, beneficiando mais de 7,8 mil famílias caxienses.

A ação visa, também, proporcionar aos agricultores da Serra Gaúcha a comercialização de seus produtos e, por sua vez, as associações de recicladores conveniadas com o município recebem os resíduos seletivos. Através desta iniciativa, todos saem ganhando: o meio ambiente, as famílias, as associações de recicladores e os agricultores locais.

Além desta cadeia de beneficiados, o programa promove proteção ambiental, pois o material recolhido deixa de ser depositado de forma inadequada em terrenos baldios e arroios do Município. O Troca Solidária foi criado para estimular moradores de regiões do Município onde é difícil o acesso dos caminhões da coleta, a separar e destinar corretamente os resíduos recicláveis. Por meio dele, foi possível estimular a organização e a limpeza nos bairros considerados de risco e em vulnerabilidade social. Desde sua implantação, já foi distribuída mais de um tonelada de alimentos e recolhidas mais de 4,5 toneladas de resíduos seletivos.

Pela implantação de soluções ecoeficientes, como esta, que podemos avançar em direção ao desenvolvimento local sustentável com práticas que estimulem a solidariedade, a reciprocidade, a inclusão social, redução de impactos ambientais e com isso garante a qualidade de vida para a população.
 


logo da prefeitura