Notícias da CODECA

PROJETOS EXPOSTOS PARA VISITAÇÃO



Os trabalhos desenvolvidos por meio de três propostas de educação ambiental desenvolvidos pela Codeca em parceria com a Secretaria Municipal de Educação mostram que estudantes têm talento.Os projetos A Arte de Brincar Reciclando Valores e Consciência Ambiental, na 6ª edição, transformaram, respectivamente, materiais seletivos em brinquedos e conhecimento em redações. Já o projetoOlhares da Sustentabilidade, na sua 1ª edição, registrou o olhar crítico acerca das cenas cotidianas que dizem respeito ao resíduos sólidos urbanos em fotografias.
Os brinquedos, as redações e as fotografias estão expostos para visitação pública, no 1º andar do Shopping San Pelegrino até o dia 29 de outubro. A modalidade brinquedos e as fotografias serão julgados por uma comissão especial, e os melhores classificados serão revelados e premiados, no dia 31 de outubro, às 14 horas, no CTG da Codeca.
O projeto A Arte de Brincar Reciclando Valores tem como objetivo destacar exemplos criativos de comprometimento com o meio ambiente entre os alunos do 4º ano e do 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino (RME).
O projeto Olhares da Sustentabilidade tem como objetivo desenvolver a consciência ambiental por meio de um olhar crítico acerca das cenas cotidianas que circundam os alunos, principalmente em sua comunidade.
O projeto literário Consciência Ambiental, cuja premiação aconteceu no dia 10 de outubro, durante a 29ª Feira do Livro, valorizou os melhores textos elaborados sob a temática tratamento e destinação correta do lixo, iniciativa que envolveu estudantes da 6ª, 7º, 8º ano e 8ª série/9 ano, do Ensino Fundamental.
O diretor-presidente da Codeca, Valter Augusto Webber observa que a mobilização, o estímulo, o envolvimento e a responsabilidade com as questões ambientais vão além da escola. “.Os projetos desenvolvidos na comunidade escolar, através de seus diretores, professores e alunos pela valorização e pelo incentivo que deram ao projeto, que tem como objetivo principal desenvolver a consciência ambiental e incentivar o aluno a refletir e redigir sobre os efeitos do tratamento e destinação final dos resíduos sólidos urbanos no ecossistema. Os alunos são grandes multiplicadores dessa proposta, repassando seus conhecimentos para a família, bem como para a comunidade em que vivem”, destaca.
Os projetos foram realizados pela primeira vez em 2007 para estimular atividades educativas ligadas respectivamente à literatura e à arte, com o objetivo de promover a consciência sócioambiental. Os projetos são promovidos pela CODECA em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, com apoio das secretarias municipais do Meio Ambiente e da Cultura. O patrocínio é do Simplás. Mais informações e os regulamentos completos podem ser conferidos no site www.codeca.com.br.










Galeria de Fotos
logo da prefeitura